Da universidade aos parques solares fotovoltaicos. Conhece a história do Sérgio!
Em junho de 2022, prestes a terminar a sua Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no ramo da Mobilidade Elétrica e das Energias Renováveis, o Sérgio Couteiro chegou à Omexom para realizar o seu estágio curricular. Depois de 2 meses e meio de estágio, o Sérgio passou a integrar a nossa equipa e é hoje responsável por executar fotogrametrias em 2D, com um drone de alta precisão, controlando os progressos dos nossos projetos em solar fotovoltaico.
Podes apresentar-te em poucas palavras?
Olá, chamo-me Sérgio Couteiro, tenho 23 anos e trabalho na Omexom desde 11 de agosto de 2022. Sou engenheiro eletrotécnico com uma especialização em energias renováveis e mobilidade elétrica e faço parte da Omexom Renováveis, unidade de negócios que se dedica à realização de projetos chave na mão , ou seja EPC´s – Engenharia, Procurement e Construção – de centrais solares. Neste momento sou responsável por executar fotogrametrias em 2D, com um drone de alta precisão, controlando os progressos da obra, e dou apoio aos trabalhos elétricos, civis, mecânicos e de qualidade nas atividades diárias.
O que é que te motivou a seres um Engenheiro Eletrotécnico?
Houve vários fatores que me motivaram para seguir um curso no ramo da engenharia eletrotécnica, no entanto, o que mais impacto teve, foi sempre a enorme curiosidade que tive no mundo das tecnologias.
Que aventuras é que, no exercício da tua função, a Omexom já te proporcionou?
Tive a possibilidade de assistir ao comissionamento da Central Fotovoltaica do Aeroporto de Faro, o primeiro parque fotovoltaico em aeroportos em Portugal.
Também tive a oportunidade de fazer um curso de aeronaves não tripuladas (drones) e um curso de plataformas de monitorização para parques fotovoltaicos.
Diariamente tenho a possibilidade de estar envolvido na construção de um parque fotovoltaico de 50MW que, só por si, é a melhor aventura que podia pedir.
O que é que ambicionas para ti num futuro próximo na Omexom?
Ter a oportunidade de continuar a trabalhar nas obras da Omexom Renováveis, construindo parques solares fotovoltaicos e, futuramente, trabalhar num projeto de Hidrogénio Verde.
Dado o nosso compromisso com a transição energética, quais são, na tua opinião, os grandes desafios da Omexom para o futuro?
Ter uma equipa dinâmica e uma gestão de recursos adequada ao crescimento energético esperado para Portugal nos próximos anos.
Outro grande desafio é diminuir as emissões de carbono durante o decorrer das obras.
No final de 2022, o Sérgio apresentou as atividades desenvolvidas no decorrer do seu estágio e concluiu, com sucesso, a sua Licenciatura.
Juntos, pelo desafio da transição energética.
Comprometidos com o ambicioso desafio da transição energética, mais de 23.500 profissionais da Omexom, por todo o mundo, estão empenhados na criação de soluções sustentáveis, seguras e eficientes. Se estás tão entusiasmado com o futuro da energia verde quanto nós…