OMEXOM e HYPERION unem forças para 72,2 MWp em energia solar em Portugal
A Omexom Portugal assinou dois contratos de Full EPC com a Hyperion para a construção de centrais fotovoltaicas em Estremoz e Alcochete, com capacidades de 51,8 MWp e 20,4 MWp, respetivamente. Estes projetos, que já se encontram em fase de construção, abrangem uma área total de 128 hectares e envolvem a instalação de mais de 100 mil módulos fotovoltaicos.
A Hyperion, proprietária destes projetos, tem sido uma referência no setor das energias renováveis desde 2006, com um forte histórico no desenvolvimento de projetos solares. A Hyperion já desenvolveu mais de 640 MW de energia solar na Península Ibérica, sendo um dos principais responsáveis pela sua implementação em Portugal, e agora dedica-se também ao desenvolvimento de tecnologias como baterias de armazenamento, hidrogénio e eólico.
Os projetos em Estremoz e Alcochete destacam-se pela utilização de soluções tecnológicas avançadas, como o Green Container, uma solução da Omexom Portugal, que reduz até 90% do consumo de gasóleo durante a obra, e drones com suporte de inteligência artificial para otimizar a gestão e monitorização da construção. Além disso, utilizam módulos fotovoltaicos bifaciais, que asseguram uma performance superior na produção de energia solar, juntamente com trackers de eixo único e inversores de string. Estas tecnologias avançadas garantem uma maior eficiência e sustentabilidade na geração de energia.