Tagus H2 Project: Um passo para o futuro do Hidrogénio Verde em Portugal
O Tagus H2 Project, da Omexom Portugal, foi uma das iniciativas premiadas pela VINCI Energies no Artificial Intelligence and Twinning & Hydrogen Challenges!
Para incentivar e acelerar o desenvolvimento de novas soluções, antecipar as necessidades dos clientes e reforçar o compromisso do grupo com a transição energética e a transformação digital, a VINCI Energies lançou um desafio às suas marcas por todo o mundo, incidindo em 2 temas-chave: a Inteligência Artificial e o Hidrogénio.
O desafio foi lançado no dia 2 de março e, no passado dia 6 de dezembro, foram premiados os projetos vencedores, numa cerimónia que decorreu na sede da VINCI, em Nanterre (Île-de-France).
Motivada pela oportunidade de entrar no mundo do hidrogénio e de estar na linha da frente desta tecnologia inovadora, a Omexom Portugal, através da sua Unidade de Negócio das Energias Renováveis, reuniu um grupo de trabalho para projetar e entregar uma proposta para o Tagus H2 Project.
Com o patrocínio de Gonçalo Sampaio (Executive Director), Luís Silva (Business Unit Manager), Edmundo Lopes (Engineering Manager) e José Rodrigues (Project Engineer) criaram uma solução premiada que nos permitirá ganhar mais conhecimentos para serem desenvolvidos em futuros projetos de Hidrogénio Verde.
O projeto consiste na construção de uma central de produção de Hidrogénio Verde de 10 MW, localizada na região interior de Portugal.
O Hidrogénio produzido pela Central poderá ser utilizado para injeção na rede nacional de transporte de Gás Natural e para o fornecimento de uma estação de enchimento de Hidrogénio Verde para veículos pesados.
A central será abstecida por energia eléctrica verde proveniente de uma central fotovoltaica de 17,5 MWp alimentada por baterias.
A central fotovoltaica tem potencial para reduzir a quantidade de emissões de CO2 de 10.000 ton de CO2 por ano, o equivalente a aproximadamente 158 viagens de avião entre o Porto e Paris!
O Tagus H2 Project da Omexom Portugal foi um dos 14 projetos premiados pela VINCI Energies, no passado dia 6 de dezembro, de países como Austrália, França, Marrocos, Nova Zelândia e Espanha, o que reforça o compromisso ambiental do nosso grupo e a dinâmica de inovação a que todos estamos a assistir.