We are achieving the energy transition
Na Omexom temos a convicção profunda – ou mesmo a certeza – que no futuro a energia estará no centro do mundo. É a nova prioridade e isso encaixa perfeitamente na missão da Omexom: Alcançar a transição energética.
Alcançar a transição energética é a nossa missão e é também o que os vários agentes da nossa área esperam. Cidades, empresas, comunidades e, de forma mais geral, os cidadãos. Todos eles estão a trabalhar a transição energética.
Para a Omexom ultrapassar o desafio da transição energética significa responder a três desafios:
1. Construir fontes de energia de baixo carbono e desenvolver as redes
É necessário abandonar os combustíveis fósseis, que representam 80% das fontes de energia primária no mundo.
Hoje, a energia eólica e solar representam apenas 6% da produção elétrica. Este valor irá crescer, no entanto a rede precisa de ser adaptada.
- Primeiro, precisa ser capaz de aceitar mais ligações de centrais solares, eólicas e hidroelétricas.
- Em segundo lugar, precisa de ser capaz de lidar com fluxos energéticos muito flutuantes e dependentes das condições atmosféricas.
- Terceiro, precisa de conseguir lidar com a alta variabilidade, em função dos novos ativos de balanceamento.
Em toda a cadeia de valor da energia, continuaremos a construir e conectar fontes de energia de baixo carbono, adaptando a rede para aumentar a percentagem de energias renováveis.
2. Promover a otimização do uso da energia
A melhor energia é aquela que não utilizamos. Isto encaixa perfeitamente nos conceitos de sobriedade e eficiência.
É importante para nós projetar soluções com energia suficiente e, ao mesmo tempo, usar materiais e processos mais eficientes.
Isso significa, mais especificamente:
- Em cada projeto, acompanhar os nossos clientes no caminho da eficiência energética, ajustando devidamente a nossa oferta às suas necessidades reais.
- Apoiar as cidades na otimização dos serviços de iluminação pública: desde a conceção do projeto até à implementação do contrato de desempenho energético, de acordo com as necessidades específicas dos clientes.
- Otimizar o consumo de energia dos serviços de iluminação pública, adaptando processos, organizando e transformando as redes numa plataforma multisserviço.
3. Implementar soluções colaborativas e inovadoras
Com a evolução para o digital e todas as melhorias associadas, é necessário continuar a desenvolver ferramentas que permitam que nós e os nossos clientes sejamos mais eficientes, bem como novos modelos de negócio que coloquem a energia no centro das nossas preocupações.